Luta contra gordura


Luta Contra Gordura

Abdominais queimam a gordura da barriga?

Luta contra gordura

Estratégia de luta contra o excesso de peso e gordura na barriga:
tudo sobre como deixar o abdómen sarado.
Os três tipos de gordura no organismo e dicas para combater cada uma dela

Esta é uma dica pessoal: visite o site oficial do treinador Marcelo Ruas, criador do programa de “10 Semanas a Barriga Tanquinho”

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7a semana |cinco regras do crescimento muscular


gain muscleAs cinco regras principais do crescimento muscular para o iniciante: todo sobre como turbinar os seus músculos e ganhar massa muscular. Programa de treinamento e recomendações alimentares.

Regra 1:  Carga máxima

O crescimento muscular requer o sinal correspondente para o organismo sob a forma de produção de certas hormonas. A principal condição desse sinal é a necessidade de aumentar a força causada pelos exercícios físicos executados com pesos elevados. Continue lendo

6ª Semana | Os melhores exercícios para o bíceps e o tríceps


músculos dos braçosComo bombar os braços: os melhores exercícios para o bíceps e o tríceps. Que exercícios são anatômicos e por que os iniciantes não precisam de exercícios isoladores?

Como bombar corretamente o bíceps?

No artigo sobre a hipertrofia explicamos que existem dois tipos de crescimento muscular: o crescimento da fibra muscular propriamente dita (hipertrofia miofibrilar) e o aumento do músculo graças ao aumento das reservas energéticas e do sarcoplasma (hipertrofia sarcoplasmática).

A hipertrofia sarcoplasmática é resultante principalmente do “pumping” – rotina com um número elevado de exercícios centrados num grupo muscular específico, com 12-15 repetições e pouco peso. Esta é normalmente a maneira preferida para bombar os braços, mas está errada.  Continue lendo

5ª Semana | Crescimento muscular para ectomorfos


Como ganhar massa muscularRegras de crescimento muscular para ectomorfos e os três principais erros de quem malha para ganhar massa. As quatro regras de treinamento eficaz e programa para ombros largos.

Como ganhar massa muscular?

Continua a série de artigos “Guia do Iniciante” destinados aos iniciantes — ectomorfos, magros por natureza, que buscam criar um corpo sarado e ganhar músculo, e entramos então no segundo mês do nosso programa de treinamento.

Hoje resumiremos a informação dos textos anteriores, apontaremos os erros mais comuns do hardgainer (aquele que tem dificuldade em ganhar peso) e explicaremos também como treinar de forma eficaz para conseguir ganhar massa muscular.

Erro 1: Alimentação deficitária Continue lendo

4ª Semana | Alimentação e suplementos esportivos para o crescimento muscular


Barriga TanquinhoAlimentação e suplementos esportivos para o crescimento muscular em iniciantes. Tudo sobre a “janela metabólica”, dicas de como se alimentar bem depois de um treino.

O papel da alimentação no crescimento muscular

Tal como referimos no primeiro artigo da nossa maratona para iniciantes, ela inclui a análise dos ectomorfos magros por natureza (“hardgainers“), que têm dificuldade em ganhar peso no geral e massa muscular em particular.

Uma das principais distinções dos ectomorfos é que eles têm um metabolismo acelerado ante um apetite relativamente baixo. Por outras palavras, a circulação energética no organismo deste tipo não favorece o crescimento muscular.

Por que é difícil ganhar massa muscular?

Não tendo uma reserva energética para o treino de força, o ectomorfo treina muitas vezes dentro dos limites do seu campo de esforço, sem criar o estímulo necessário para o crescimento muscular. Além disso, a alimentação pobre em caloria simplesmente não permite que os músculos cresçam.

É importante compreender que o corpo constrói novo músculo apenas quando tem satisfeitas as necessidades básicas do metabolismo. Independentemente da seriedade dos treinos, o seu corpo simplesmente não vai construir músculo com níveis baixos de proteína na dieta.

O que comer antes do treino Continue lendo

3ª Semana | As cinco questões principais daqueles que começaram um treino de força


Crescimento  muscularAs cinco questões principais daqueles que começaram um treino de força. Tudo sobre quais os exercícios necessários, quantas vezes por semana deve malhar e que suplementos tomar.

# Aparelhos ou barra?

O iniciante que entra pela primeira vez em uma academia irá se deparar com uma imensa variedade de aparelhos e equipamentos de treino, com halteres, usados exclusivamente por aqueles que querem bombar os bíceps, e, protegido num canto da sala, deverá estar um modesto banco para a prática do supino.

O iniciante tem sempre muita dificuldade em acreditar que para o crescimento muscular ele necessita não de aparelhos, mas apenas de uma barra comum. A verdade é que o imenso número de aparelhos e programas de treinamento em grupo são uma forma de ganhar dinheiro e não uma preocupação real com os frequentadores das academias.

# Precisamos de fato de exercícios de isolamento? Continue lendo